fbpx

4 dicas de matemática para o Enem

4 dicas de matemática para o ENEM - Youtz Campinas

O Enem está chegando e junto dele já vem o desespero: e agora, como estudar? Não dá tempo de realizar um cronograma de estudos apurado, porém, é preciso continuar firme na preparação.
Pensando nisso, nós separamos algumas dicas fundamentais que podem ajudar a ir bem na prova de matemática – a disciplina tão temida por muitos! Confira.

Pense matematicamente

 

Para muito além de aprender fórmulas e conceitos matemáticos, a preparação para o Enem – principalmente na reta final antes do exame – deve se concentrar também no treinamento de um certo pensamento matemático, que se refere à capacidade de ler um enunciado e identificar a lógica matemática por trás da questão.
Portanto, a prova de matemática do Enem também testa a capacidade interpretativa do aluno, que precisa entender todos os conceitos por trás das questões e relaciona-los aos seus conhecimentos. Por exemplo, uma pergunta que parece complexa, após um segundo olhar mais apurado, pode ser resolvida com uma simples regra de 3!

Saiba os conteúdos mais cobrados

 

Nos últimos anos de Enem – principalmente após o novo formato de 2009 -, alguns assuntos são cobrados com mais frequência, como:
– Grandezas proporcionais: escalas, razão e proporção e regra de três, por exemplo.
– Estatística: principalmente com o uso de gráficos e tabelas.
– Aritmética: uso de números decimais ou frações, por exemplo.
– Funções: do primeiro e do segundo grau, por exemplo.
– Probabilidade: análise combinatória e porcentagens.
– Matemática financeira: como valores de juros e divisões de porcentagens.
– Geometria: espacial e plana.

Use alguns macetes

 

Alguns truques de matemática podem te ajudar muito a fazer contas, como:

Cálculo de porcentagens

 

As probabilidades mais fáceis para identificar logo de início são 1% (só cortar 2 zeros ou andar com a vírgula duas casas para a esquerda), 10% (cortar 1 zero ou andar a vírgula uma vez para a esquerda) e 5% (metade de 10%). Sabendo disso, você pode calcular as porcentagens de forma mais rápida baseando-as nesses valores. Por exemplo:
12% de 50 = 10% + 2 x (1%)
12% de 50 = 5 + 2x(0,5)
12% de 50 = 6
Com o tempo e o costume você economiza uns bons segundos com esse macete!

Retire a vírgula

 

Deparar-se com números decimais dá um certo suor a mais e ansiedade, né? Mas, acalme-se que há um jeito de simplificar as coisas! Para não lidar com a vírgula, multiplique por 10, 1000 ou o que for preciso, e depois retire a mesma quantidade de casas decimais que inseriu. Por exemplo:
Como somar 44,53 + 34,50?
Primeiro, multiplique os dois por 100 e tenha 4453 + 3450.
Agora some-os, obtenha o resultado de 7903, ande com a vírgula duas casas para a esquerda e pronto: 79, 03!

Lembre-se de alguns macetes!

 

Há algumas musiquinhas e frases de efeito que ajudam a lembrar-se de algumas fórmulas e regrinhas. Veja:
– “Na minha terra há palmeiras onde cantam o sabiá, sen a . cos b + sem b . cos a”
– “Vida Feliz A Dois” = V + F = A + 2

Dica extra: conheça a metodologia da Youtz!

 

Se você quer se preparar de verdade para o Enem e para os principais vestibulares, precisa conhecer a metodologia de complementação escolar da Youtz, um local diferente de tudo o que você já viu! Entenda os nossos diferenciais:

Aprender o que não aprendeu

 

Durante os anos de estudo, é normal que um ou outro assunto passe batido. O problema é que na matemática, que funciona muito de uma maneira gradativa, se você não aprender um determinado assunto, não consegue entender outros, porque eles formam temas mais complexos.
Portanto, a sua dificuldade com logaritmos pode vir desde os primeiros estudos de potenciação, por exemplo! Para consertar a sua dificuldade em um assunto, é preciso aprender todas as bases relacionadas a ele. E é nisso que a Youtz te ajuda, trabalhando de maneira gradativa com o aprendizado.

Uso da tecnologia

 

Na Youtz, você aprende com uma série de ferramentas criadas exclusivamente para abordar o conteúdo de uma maneira mais leve e interativa, inclusive com o uso da tecnologia. O nosso objetivo é oferecer o aparato necessário para que o próprio aluno entenda o seu ritmo de aprendizado e avanece nos estudos.

Quer saber mais? Então conheça a nossa escola!

Conheça a Youtz

Metodologia Youtz