fbpx

Alunos de Campinas superam meta da média nacional do IDEB

A meta nacional proposta pelo MEC (Ministério da Educação) era de 5.6, numa escala de 0 a 10. Os alunos do município de Campinas do 1º ao 4º ano fizeram 6.1. Para os estudantes do 6º ao 9º ano, a meta era 4.3 – os de Campinas alcançaram 5.1.

Você sabe o que é Ideb?

O Índice da Educação Básica foi criada há 8 anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Ele leva em conta taxas de aprovação, reprovação e abandono, além de médias do desempenho na Prova Brasil para avaliar a qualidade da educação.

O Ideb nasceu como condutor de política pública pela melhoria da qualidade da educação. De forma que a composição do índice possibilita a projeção de metas individuais intermediárias. Tudo isso rumo ao incremento da qualidade do ensino, tanto em escolas púbicas como privadas.

Superando metas

As escolas municipais de Campinas superaram a meta projetada pelo INEP na faixa dos alunos do Ensino Fundamental. O Ideb é um indicador da educação que prioriza o aprendizado em português e matemática. Tanto na rede pública, quando nas escoladas privadas, como a Youtz Campinas, localizada no Cambuí. Ele é divulgado a cada dois anos e se baseia em uma escala de 0 a 10.

Progressão

Segundo a secretária Municipal de Educação, Solange Villon Kohn Pelicer,  foi “uma progressão considerável.” Assim como acreditamos ser de muita importância no método adotado aqui na Youtz, eles “sempre tiveram o olhar voltado para o fortalecimento das escolas. É um trabalho que não para e vamos continuar…”, afirmou Solange para o Portal da Prefeitura da cidade. Entre os motivos pontuados  para justificar os avanços do município estão:  implantação seis escolas de educação integral e alimentação escolar. Além disso, foram contratados  779 professores, todos por concurso público.