fbpx

Aprendizado de português e matemática segue estagnado

Português e matemática são as matérias mais importantes de nosso currículo escolar. Elas são usadas em todas as demais matérias que aprendemos na escola.  Não é atoa que a criança começa a estudar desde cedo essas duas matérias.

Segundo uma pesquisa do Todos pela Educação, com base nos dados do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), aponta que há uma década que o aprendizado em português e matemática segue estagnada no 3º ano do ensino médio.

A pesquisa , divulgada a cada dois anos, avalia o grau de aprendizagem dos alunos nestas duas matérias. Apesar de a pesquisa mostrar avanços em alunos do ensino fundamental, o cenário mais crítico é do 3º ano do Ensino Médio.

Segundo Gabriel Corrêa, gerente de políticas educacionais do Todos pela Educação, essa avaliação tem explicação. Uma delas, tanto para português como para matemática, é que “a aprendizagem começa no início da trajetória escolar e muitas vezes esses estudantes não entendem e por não aprender se afastam, deixam a matéria de lado”.

Desigualdade

Ele também afirma, em entrevista ao portal R7, que o nível socioeconômico a desigualdade é um problema a ser enfrentado. É necessária uma estratégia nacional que foque a aprendizagem, de políticas públicas que acabe com essa diferença entre classes sociais.

Uma alternativa para pais que querem filhos mais preparados nestas duas matérias de extrema importância é a escola particular. A Youtz Campinas, por exemplo, transforma a Experiência de Aprendizagem em um processo leve, divertido e prazeroso.

Dentro de matérias como português e matemática, incorpora as melhores metodologias de aprendizagem, para que seja personalizado e individualizado. Trata-se de conteúdos, recursos e tecnologias, com o foco de desenvolver as competências e as habilidades dos estudantes.

O Material Didático, por exemplo, combina o convencional, o lúdico e o tecnológico. Promove o autodidatismo, incentiva a busca pelo conhecimento e o desenvolvimento de diversas competências. Assim, as crianças e adolescentes se sentem mais motivados a aprender o português e a matemática.

Saiba mais sobre o nosso programa de matemática: https://www.youtz.com.br/programa/matematica/

Saiba mais sobre o nosso programa de português: https://www.youtz.com.br/programa/portugues/