fbpx

Como eliminar o trauma da Matemática

Poucas coisas assustam tanto nossos alunos em semanas de prova do que estudar matemática. A matéria é o terror de quem pretende encher o boletim de notas azuis. E esse temor não se restringe apenas aos primeiros anos escolares. Ele acompanha os jovens por todo o período escolar.

Segundo Sigmund Freud, considerado o pai da psicanálise, um dos motivos é o processo de aprendizagem. Por ele está ligado ao prazer de aprender. Portanto, a falta de motivação e de aulas dinâmicas contribui para a rejeição nas etapas mais avançadas do ensino.

Entretanto, o meio acadêmico vem buscando formas para que essa aprendizagem tenha uma desmistificação. Uma delas é combinar atividades escolares e aquelas realizadas em casa com instituições de ensino e familiares atuando em conjunto.

A matemática no cotidiano 

Inserir a matemática em exemplos do cotidiano vivido pelos alunos é uma excelente iniciativa. Que tal elaborar uma receita culinária seguindo medidas exatas? E participar de situações de compras e pagamentos?

Outros exemplos como preencher cheques, observar números das residências, acompanhar os pódios de campeonatos, podem ajudar. Pelo menos é o que acredita Alina Spinillo, professora da Universidade Federal de Pernambuco: “Em casa, as coisas acontecem de forma espontânea, informal, mas o ambiente familiar está cheio de atividades matemáticas.”

 

E ela complementa: “Toda criança, pode ter avanços fantásticos, desde que fornecidos desafios que desenvolvam cada vez mais seu raciocínio”. E essa é uma das metodologias da Youtz. A escola propõe situações didáticas que podem auxiliar na superação dessas dificuldades e desenvolver formas de raciocinar.

É impossível negar que aprender matemática continua sendo um grande desafio para estudantes. E cabe aos pais optar por escolas que desenvolvam seu filho para agilidade de cálculo e raciocínio lógico. Compreenda os conceitos matemáticos e sua usabilidade para diversas áreas de aplicação, bem como para resolução de problemas.

Programa de aprendizagem de matemática Youtz: https://www.youtz.com.br/programa/matematica/

Texto produzido pela Unidade Youtz Campinas