fbpx

Como funcionam as aulas de um curso de complementação escolar

Para entender como funciona a aula de um curso de complementação escolar, é preciso voltar um passo antes e abordar os processos que levam o aluno até a chegada em sala. Nesse sentido, destacamos alguns itens da metodologia de ensino:

 

Mapeamento das lacunas de aprendizado

A avaliação pedagógica da Youtz já na inscrição do curso tem por objetivo mapear as dificuldades dos alunos. É comum que o estudante até chegue a pensar que o seu “ponto fraco” é determinado assunto, mas na verdade é outro. Isso acontece porque as pessoas não percebem as lacunas de aprendizado que o ensino regular pode deixar ao longo dos anos. Talvez um problema com o aprendizado de geometria não começa com a área dos cilindros, mas sim ainda na divisão de frações, por exemplo.

 

Produção do cronograma de estudos

Assim, com base no mapeamento das lacunas de aprendizado, a gestão pedagógica pode criar o cronograma de estudos do aluno, que procura abordar os assuntos que ele apresenta dificuldades. Logo, as aulas concentram-se nos principais temas que o ajudam a superar esse gap na formação.

 

A metodologia da Youtz

As aulas do curso de complementação escolar da Youtz seguem uma metodologia diferente daquela empregada no ensino regular, principalmente em relação a alguns critérios, como:

 

A presença do mediador

O curso de complementação escolar da Youtz se distancia do formato de professor na frente da sala. Na verdade, o objetivo é contar com tutores, que não explanam diretamente o conteúdo, mas ajudam os alunos com as principais dúvidas.

 

O ensino individualizado

As salas também não contam com dezenas de alunos, visto que o principal objetivo é concentrar-se nas dúvidas de cada um. Logo, aquela aula é planejada para determinado estudante, procurando ajudá-lo com as lacunas de aprendizado e moldar os estudos de acordo com suas necessidades.

Além disso, com um formato mais próximo do estudante, o curso de complementação escolar incentiva o aluno a encontrar o seu próprio ritmo de estudos, estimulando o ato de aprender a aprender. Dessa maneira, é possível saber o que funciona para cada pessoa no sentido de promover o seu aprendizado de maneira contínua e duradoura.

 

Explicações interativas

O quadro de giz na frente da sala está longe de ser o principal método de ensino! Na verdade, os estudantes contam com games, vídeos, materiais de apoio e outros conteúdos interativos que procuram construir uma relação mais próxima entre o aluno e a disciplina.

 

O pós-aula

Para avançar ao próximo conteúdo, o aluno precisa ter de fato aprendito tudo relativo ao tema. Isso acontece pelo próprio objetivo do curso: preencher as lacunas de aprendizado. Portanto, a metodologia envolve a aplicação de testes e avaliações constantes, sempre no sentido de promover a evolução de maneira contínua e individualizada.

Os pais participam ativamente do processo, sabendo exatamente o progresso dos alunos e vendo o aprendizado no dia a dia.

 

Gostou do método? Saiba que você só o encontra na Youtz! Por isso, fale com a gente! Acesse o link abaixo e venha conhecer a nossa escola:

 

Fale com a Youtz