fbpx

Conheça uma metodologia diferente de estudos para concursos públicos

Veja como o mapeamento das suas dificuldades é fundamental para te ajudar a se preparar melhor para as provas

Passar em um concurso público é o sonho de muita gente no Brasil. São muitas as carreiras em diversas áreas, como direito, administração e magistrado. Além de oferecer bons salários, o trabalho no serviço público ainda conta com uma maior estabilidade. Pela grande procura, esses processos seletivos costumam ser bem concorridos, apresentando até milhares de pessoas para poucas vagas. Portanto, quem pretende passar na prova, precisa estudar bastante. Pensando nisso, nós te apresentamos a nossa metodologia de ensino. Confira! 

Lacunas de Aprendizado

A grade curricular da educação básica segue uma evolução gradativa dos assuntos. Por exemplo, primeiro o aluno aprende sobre substantivos e verbos. Depois, o aprendizado se concentra nas funções dessas classes de palavras nas frases. A partir daí, é possível aprofundar em estudos mais complexos sobre as diversas relações entre os termos das orações. 

A mesma questão acontece com matemática; primeiro os alunos aprendem assuntos como divisão e subtração. A partir disso, são introduzidos às questões iniciais de operações, até chegar em equações e funções complexas com gráficos e formas geométricas. Porém, se não aprender todos os fundamentos básicos desde o começo, a dificuldade só cresce com o passar dos anos e o estudante fica perdido sem saber como estudar – ou pior, estudando os temas de maneira incompleta! 

Nesse sentido, os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) trazem uma informação importante: 7 em cada 10 alunos do ensino médio têm nível insuficiente de conhecimentos em português e matemática. E como isso acontece? Por mais que o estudante “passe de ano”, é comum que uma série de aprendizados não sejam adquiridos completamente ao longo do tempo. Dessa maneira, o jovem chega ao último ano dos estudos com lacunas nas disciplinas, dúvidas que não foram tiradas em períodos anteriores e se acumularam até o final.

O estudo do Saeb diz que os alunos têm dificuldades para retirar informações do texto, ler gráficos e realizar operações matemáticas; o que mostra problemas com itens básicos e fundamentais das disciplinas. Esse quadro se constrói devido à falta de atenção necessária para tirar todas as dúvidas nas aulas, o que perdura ao longo dos anos e se faz presente em momentos como vestibular e provas de concursos públicos. 

Como preencher as lacunas de aprendizado?

Para superar os problemas de aprendizado é preciso seguir um planejamento pedagógico. A metodologia da Youtz segue uma ideia de ensino que visa justamente corrigir essas falhas ao longo do tempo. Nossos cursos envolvem os seguintes pontos: 

Identificação das dificuldades

O primeiro passo é identificar as dificuldades, processo realizado por um profissional especializado, pois, muitas vezes, a própria pessoa não sabe apontar ao certo os pontos que ela não aprendeu. É comum o aluno pensar que o seu problema é com logaritmos, mas na verdade não aprendeu o básico de potenciação, por exemplo.

 

Elaboração dos estudos

A partir do mapeamento das dificuldades, a equipe pedagógica da Youtz define um cronograma de estudos para o aluno. Esse planejamento vai abarcar todos os pontos principais das dúvidas, ensinando-os desde a base. 

Promoção da autonomia dos alunos

Na Youtz, o profissional de ensino é mediador do conhecimento. Nosso objetivo é oferecer autonomia para os alunos superarem suas dificuldades e se tornarem mais confiantes no aprendizado. Com esse trabalho, o estudante “aprende a aprender”, entendendo suas limitações, compreendendo o seu ritmo de estudos e vendo na prática o que funciona e o que não se aplica às suas necessidades. 

Plataforma de ensino

A Youtz possui plataformas diversas com centenas de conteúdos e explicações sobre os assuntos das disciplinas. Além disso, oferecemos um material completo com livros, jogos e outras atividades interativas. O objetivo é trazer alternativas ao ensino tradicional focado apenas na explanação do conteúdo, mas optar pelo incentivo à autonomia dos estudantes. 

Acompanhamento Constante

O aluno só passa para o próximo nível a partir do momento em que comprovar a aquisição do conhecimento sobre o assunto. Para isso, a escola realiza avaliações periódicas. Caso o conteúdo não seja totalmente aprendido, o objetivo é voltar para as revisões e aprender tudo novamente. Só assim é possível assegurar a melhora no quesito. 

Precisa de ajuda para passar em um concurso público?

Os cursos de português e matemática da Youtz oferecem total suporte para suprir as falhas de aprendizado dos alunos. Nós ajudamos você a entender o seu ritmo de estudos e fornecer toda a ajuda necessária para mandar bem na prova. Quer conhecer um pouco mais sobre a nossa escola? Então fale conosco pelo link abaixo:

Contato – Youtz