fbpx

Lógica do Pensar: metodologia estimula raciocínio lógico

Encontrar soluções criativas e envolventes é um dos caminhos possíveis para despertar nos jovens o interesse pelo raciocínio lógico e pela matemática. A prova disso é o surgimento de metodologias como a Lógica do Cálculo, cujo o princípio é usar a matemática e outros conteúdos de forma lúdica para tornar o processo de aprendizagem mais divertido e desenvolver o pensamento crítico entre os estudantes.

De acordo com a professora Ursula Marianne Simons, psicóloga especialista em Psicopedagogia, Ludoterapia e Psicomotricidade, a Lógica do Cálculo é resultado de uma pesquisa realizada em diversos países europeus em torno das metodologias de ensino aplicadas em séries iniciais do primeiro grau.

Ao frequentar salas de aula e dialogar com os educadores de países como Alemanha, Suíça, Áustria, Noruega, Finlândia e Dinamarca, a professora observou que as crianças amavam matemática pela forma como a disciplina era aplicada: por meio de aulas lúdicas, com muitos jogos e em uma linguagem inovadora.

Profª Ursula Marianne Simons – Psicóloga pela UFPR (CPR 1647-08) especialista em Psicopedagogia, Ludoterapia e Psicomotrocidade. Professora de Graduação e Pós-Graduação. Atua em clínica psicopedagógica. Realizou pesquisas em vários países da Europa em relação à metodologia de ensino nas séries iniciais do primeiro grau.

No Brasil, Ursula Simons aplicou suas novas descobertas sobre aprendizagem de matemática em seu consultório e em menos de 2 meses as crianças perdiam o medo da disciplina. A partir daí, diversas escolas propuseram à professora o desenvolvimento de materiais. E foi desse desafio que surgiu a criação de uma solução de ensino prazerosa, divertida e adequada às exigências do currículo brasileiro, a Lógica do Cálculo. Desde então, presente há 20 anos em instituições de ensino ao redor do Brasil, já ajudou cerca de 4 mil estudantes, despertando entre eles o raciocínio lógico, a segurança emocional, a disciplina, o hábito de estudo e o prazer em aprender.

Em sua didática, o programa utiliza cálculos matemáticos, interpretação de textos e materiais lúdicos, distribuídos em 5 livros e em mais de 100 jogos. “O material propõe um trabalho diferente do que costuma ser realizado no Brasil. Nos anos iniciais, trabalha-se mais a base, visando o cálculo mental. No terceiro ano, as crianças mostram grande desenvoltura com as quatro operações. A linguagem matemática torna-se segura e eficiente”, analisa a pesquisadora.

A metodologia Lógica do Cálculo agora passa por adaptações para a utilização de recursos e ferramentas tecnológicas, modernizando o processo de aprendizagem. Com a aquisição da metodologia, a youtz também resolveu ajustar o nome para Lógica do Pensar, justamente por ser um conteúdo que proporciona o desenvolvimento do raciocínio lógico e pensamento crítico.

Em breve, essa e outras metodologias serão disponibilizadas através da plataforma virtual, para que os professores possam utilizar com os estudantes.   Para saber mais sobre a plataforma, acesse: https://www.youtz.com.br/lancamento-da-plataforma-de-aprendizagem/

Se você é professor(a) e deseja se cadastrar na plataforma, entre no link: www.youtzstore.com.br/mediador