Por que personalizar a aprendizagem é importante?

A terminologia educação personalizada foi apresentada pelo pedagogo espanhol Víctor García Hoz, em 1981. A educação personalizada, também conhecida como aprendizagem personalizada, tem como premissa compreender que o estudante é uma pessoa singular e individual, que possui ritmo próprio, características, talentos, limitações, conhecimentos prévios, interesses, motivações e, portanto, um jeito de aprender.  

Essa individualização tem como objetivo garantir que o estudante atinja  seu objetivo de aprendizagem, compreendendo que cada pessoa possui ritmo, tempo e forma de aprender diferentes. A ideia é aplicar diferentes estratégias didáticas, utilizar diversas metodologias de aprendizagem, recursos e ferramentas tecnológicas a fim de encontrar o jeito mais adequado para cada perfil.

Quanto mais cedo a pessoa começar a desenvolver seu potencial, melhor serão os resultados futuros. Personalizar a aprendizagem é eficaz para pessoas de diversas faixas etária e, obviamente, o mais indicado seria começar ainda quando criança,. No caso delas, aprendem com extrema facilidade e rapidez, pois além de possuírem muita curiosidade, têm um cotidiano repleto de novas aprendizagens.

Por sua vez, muitos jovens que estão se preparando para prestar vestibular, se encontram cercados de incertezas sobre a melhor maneira de estudar, a fim de serem aprovados. São muitas questões para se lidar ao mesmo tempo, e as maiores preocupações são relativas aos conteúdos, nervosismo, medo da reprovação, pressão social, estresse e dúvidas! Muitas dúvidas! E é exatamente por esse motivo que personalizar o aprendizado se torna tão importante para eles. Desta forma, conseguem rentabilizar seus conhecimentos, reforçando suas fraquezas e potencializando seus pontos fortes.

 Para os adultos a aprendizagem personalizada também é interessante porque estão em um momento da vida em que já possuem consciência das suas necessidades, sabem identificar suas motivações e aquilo que desperta seu desejo de aprender. Buscam por meio da aprendizagem uma maneira de garantir, ou de pelo menos aumentar, oportunidades de sucesso.

Além disso, jovens e adultos têm uma capacidade maior de organização, visto que já estão habituados a uma agenda semanal, que os permite planejar os horários de trabalho, atividades pessoais, estudos e lazer. Outro aspecto importante é que eles conseguem identificar mais facilmente seus progressos e dificuldades, sabem quais ferramentas utilizar e, por possuírem mais autonomia, conseguem gerar uma autoavaliação sobre seu desempenho.

personalização1Uma boa parte das pessoas carrega consigo lacunas de aprendizagem. São conteúdos que não ficaram bem esclarecidos e que não foram corretamente assimilados, algumas vezes podendo prejudicar entendimentos futuros. Essas lacunas podem ser originadas em qualquer fase das nossas vidas. Por isso, devemos buscar corrigi-las o mais rápido possível, pois quanto mais adiarmos sua solução, mais conteúdos podem ser afetados e, como consequência, mais lacunas surgirão.   

Os benefícios da aprendizagem personalizada são muitos, e eles favorecem crianças, jovens e adultos. Entre eles, a otimização da jornada de aprendizagem, adaptação à rotina (flexibilidade de horários), possibilidade de acelerar programas de estudos, oportunidade de progredir de acordo com o ritmo pessoal, maior envolvimento dos estudantes e adaptação contínua às necessidades de cada indivíduo. Na youtz, podemos ajudar você a descobrir qual é o SEU jeito de aprender.

Quer saber mais? Acesse: http://www.youtz.com.br/metodologia/ e conheça essa metodologia inovadora!

Queremos saber sobre seu jeito de aprender! Você tem um jeito diferente e que traz bons resultados? Deixe seu comentário nas nossas redes sociais! 😉